RIO - O Parque Memorial Quilombo dos Palmares - o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana no Brasil e o único projeto afro-cultural do continente americano já pode ser visitado por turistas nacionais e estrangeiros. O projeto homenageia guerreiros e guerreiras que lutaram por um ideal de liberdade e exalta o maior e mais importante de todos os quilombos. O memorial fica no município de União dos Palmares (AL), a 92 quilômetros da capital alagoana, com 5km de subida e 500m acima do nível do mar.
Construído na Serra da Barriga do então Planalto da Borborema, o local que foi a sede do Quilombo dos Palmares é considerado o templo da resistência negra, além de ser enquadrado como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
O Parque possui 11 mil metros quadrados e ocupa 280 hectares, encontra-se em área tombada por meio do Decreto 95.855 de 21 de março de 1988, sob a responsabilidade e zeladoria do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares.
Restaurante típico e apresntações de capoeira complementam a atração
Visitando o memorial os visitantes poderão aprofundar o conhecimento sobre o Quilombo dos Palmares e seu povo, que resistiu por quase cem anos aos ataques portugueses e holandeses.
A infra-estrutura é composta pelo Restaurante Kúuku-Wáana (banquete familiar), Onjó de Farinha (casa de farinha), Casa de Apoio aos Religiosos Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Terreiro das Ervas (Oxile das Ervas), Ocas Indígenas, Espaço Batucajé (dança ao som de tambores) com espaço para roda de capoeira, loja de artesanato e posto de informações turísticas, ocas indígenas e o Muxima de Palmares (coração de Palmares), todos em formato de pau-a-pique, cobertura vegetal e madeira de eucalipto alto clavado.
Para facilitar a contemplação, placas de sinalização que facilitam o deslocamento dos visitantes, além de textos interpretados em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano) que foram instalados em pontos estratégicos com sistema de áudio que conta com a locução de artistas nacionais consagrados. Destras forma, o visitante poderá ouvir as vozes de Carlinhos Brow, Chica Xavier, Djavan, Leci Brandão, Tony Tornado à medida que circula pelos diferentes ambientes do local, ouvindo também música interpretada por Leila Pinheiro, com arranjos do maestro Almir Medeiros.
Leia Mais: http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2007/11/19/327227500.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário